in

8 alimentos que AJUDAM a prevenir alguns problemas de saúde mais comuns nos dias de hoje!


Agora que a medicina está se desenvolvendo tão rapidamente, os medicamentos vêm em todas as formas e dosagens possíveis. Sempre que enfrentamos um problema de saúde, tentamos descobrir quais cápsulas, comprimidos ou gotas devemos tomar para aliviar os sintomas. No entanto, hoje vamos falar sobre os benefícios para a saúde de alguns alimentos comuns dos quais você provavelmente nunca ouviu falar.

Confira abaixo:

1- Cúrcuma



  • Esta especiaria comum é um bom antioxidante natural que protege a saúde dos olhos combatendo os radicais livres. A curcumina encontrada na cúrcuma provou-se eficaz na prevenção da turvação da visão e retardando o aparecimento de cataratas. Também protege os olhos contra toxinas que causam a catarata e previne as complicações que as pessoas podem ter após a cirurgia de catarata.
  • Estudos demonstraram que a curcumina pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão graças às suas propriedades antioxidantes. Enquanto os efeitos antidepressivos da cúrcuma ainda estão sendo estudados, ficou provado que ela pode influenciar os mecanismos que causam o desenvolvimento da depressão. Em particular, a curcumina pode restaurar a serotonina e a dopamina, o que eventualmente leva à melhora do humor.
  • De acordo com os ensaios, várias moléculas envolvidas na inflamação são inibidas com sucesso pela curcumina. Esta propriedade anti-inflamatória torna a cúrcuma eficaz no alívio da dor e inchaço, em particular, em pacientes com artrite. No entanto, isso implica tomá-la em doses superiores à dosagem de um tempero, por isso, se você planeja usar cúrcuma para fins médicos, consulte o seu especialista primeiro.

2- Banana


  • Casca de banana é um dos remédios caseiros que você pode tentar aliviar a pele machucada e fazer a contusão curar mais rapidamente. Aplique o lado de dentro da casca na área afetada durante a noite. Repita o procedimento, se necessário.
  • As bananas são ricas em potássio, vitamina C e B6, o que as torna altamente benéficas para a saúde do coração. A ingestão de potássio reduz o risco de doenças cardiovasculares e derrames.
  • Elas podem fornecer fornecer um bom apoio para o seu sistema digestivo em caso de diarreia. Esta fruta irá restaurar a quantidade necessária de fibras, potássio e outros elementos que são perdidos durante a diarreia e melhorará sua digestão.
  • Também podem ajudar a melhorar o ressecamento e a coceira do couro cabeludo, nutrindo e hidratando o local, removendo caspa e inflamações. Aplique banana amassada no seu couro cabeludo como uma máscara nutritiva, depois massageie suavemente ao lavar. 

3- Espinafre


  • Graças ao seu alto teor de potássio, magnésio e outros minerais, o espinafre é recomendado para estabilizar a pressão arterial. Estudos mostraram que uma dieta rica em espinafre pode diminuir a rigidez arterial e ajudar a manter uma boa saúde cardiovascular.
  • A vitamina K que é encontrada no espinafre é extremamente importante quando se trata de prevenir fraturas ósseas. Ela melhora a saúde dos ossos e garante melhor absorção de cálcio.
  • Espinafre também contém vitamina A em grandes quantidades, o que o torna um bom produto para a sua pele, cabelo e para a beleza em geral. A vitamina A controla a produção de óleo nos poros da pele e nos folículos pilosos, evitando o acúmulo extra de óleo. Espinafre também é rico em vitamina C, que é crucial para a construção de colágeno que fornece estrutura para cabelos e pele.

4- Endro (conhecido também como aneto ou dill)


  • Este parente da cenoura e da salsinha tem óleos essenciais encontrados com efeitos sedativos que fazem dele um bom remédio para insônia. Os flavonoides e a vitamina B encontrados nessa planta mantém a produção de certas enzimas e hormônios que garantem um bom sono.
  • Além disso, é um depurativo, carminativo e diurético bem conhecido que alivia gases e má digestão. 
  • Sementes de endro e folhas podem ser usadas como purificadores de boca. Os óleos essenciais que contém nele, têm boas propriedades antimicrobianas e germicidas que podem prevenir infecções microbianas na cavidade bucal. No entanto não consumo seu consultar seu médico, visto que tem contraindicações na gravidez, infância, diabetes, cirurgias, entre outros. 

5- Romã


  • Vários estudos demonstraram as potenciais propriedades anti-inflamatórias da romã, que são explicadas pelo alto conteúdo de antioxidantes nesta fruta.
  • Outros estudos mostraram o potencial da ingestão diária de suco de romã por duas semanas para baixar a pressão arterial nos pacientes com hipertensão. A ingestão regular de suco de romã também é considerada útil para melhorar o fluxo sanguíneo em pacientes com doença coronariana.
  • Graças às vitaminas e minerais que contêm romãs, a ingestão desses frutos é capaz de aumentar a concentração de hemoglobina e contagem de glóbulos vermelhos.

6- Beterraba


  • A beterraba é rica em ferro, um composto essencial de hemoglobina que é crucial para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento das células.
  • Nela também contém toda uma gama de vitaminas e elementos importantes para a nossa saúde, incluindo vitamina A, vitamina C, ácido fólico, manganês, tiamina, riboflavina, vitamina B6, magnésio, potássio e muitos outros.
  • Essa planta herbácea é uma boa fonte de fibra que melhora a saúde digestiva. Introduzi-la em sua dieta pode prevenir a constipação e outras condições digestivas.

7- Chocolate puro


  • O cacau que é encontrado em grandes quantidades em chocolates de qualidade (quanto mais puro melhor – acima de 70% de cacau) provou-se eficaz em diminuir a quantidade de colesterol “ruim” que pode danificar o revestimento das artérias.
  • Estudos mostraram que a ingestão de chocolate escuro melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando significativamente a função cerebral. Mesmo 70% ou acima, não deve ser consumido em excesso. 

8- Alho


  • A ingestão regular de alho (cru e cozido) pode ser uma boa medida preventiva contra o resfriado comum. Estudos têm demonstrado que é capaz de reduzir a frequência desta doença em adultos graças às suas propriedades antivirais e antibacterianas.
  • O alho pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial e reduzindo a quantidade de colesterol no corpo.

As dicas que acabamos de compartilhar com você se mostraram eficazes para muitas pessoas. Lembre-se, no entanto, de que eles não substituem os cuidados médicos profissionais. Visite o seu médico e obtenha assistência médica profissional. Se você quiser experimentar qualquer um desses produtos como um remédio, você deve cuidar da dosagem e verificar a compatibilidade desses alimentos com os medicamentos que você está tomando.

Veja também:

Compartilhe em suas redes sociais!

Você tem essas “espinhas”no seu braço? Veja por que eles aparecem e como fazê-las sumir

Cura de pimenta vermelha: 7 benefícios para a sua saúde que você não conhecia sobre este alimento picante