in

A cor da sua língua pode indicar doenças graves. Saiba o que cada cor significa e fique atento!


“Quando vamos ao consultório do médico por qualquer desconforto ou condição, uma das primeiras coisas que ele faz é fazer uma observação da língua. Às vezes pode parecer estranho, especialmente quando a doença que temos não parece ter nada a ver com a língua, mas, na realidade, o médico sabe muito bem o que faz.


De fato, na medicina japonesa, a língua é considerada como um mapa de certas áreas do corpo para procurar problemas e condições. A cor e a textura da superfície da língua podem oferecer sinais sobre o estado de saúde, tornando-se uma espécie de espelho do estado de nosso organismo.  


Veja por que isso acontece e que tipo de informação a língua pode oferecer em relação à saúde abaixo: 


Rosa: Uma língua saudável parece flexível, úmida e rosa. Às vezes, uma fina camada de branco pode aparecer em sua superfície, mas é normal, desde que seja fina. Geralmente está relacionado à higiene e desaparece com a escovação dos dentes. 


Vermelha: Uma língua que é muito vermelha pode indicar que há alguma inflamação no corpo.


 

Pálida: indica que há uma falta de nutrientes e que os níveis de hemoglobina no sangue são baixos. 



Branca: Quando aparece uma camada espessa de branco que não desaparece com a escovação dos dentes, isso pode significar que há uma infecção fúngica, geralmente candidíase, ou um vírus. Também pode estar indicando que há uma secreção desequilibrada da bile produzida pelo fígado. 



 Amarela: A primeira razão pela qual a língua fica amarela é uma má higiene oral. Isso não significa que a pessoa em questão não lava os dentes, mas certamente se esquece de escovar ou raspar a língua para eliminar os restos de comida e bactérias que se acumulam em sua superfície. 



Negra: A língua de tonalidade enegrecida é apreciada em pessoas que têm deficiências em vitaminas e também naqueles que sofrem de problemas gastrointestinais e hepáticos. É também conhecida como língua cabeluda ou peluda porque a cor preta nas papilas gustativas cria o efeito que o cabelo cresceu na superfície da língua. Alguns antibióticos podem causar essa mudança de cor na língua, bem como o consumo excessivo de álcool, tabaco e café.  



Castanha: A principal razão pela qual a língua mostra a cor marrom é fungos e é muito comum entre as pessoas que fumam demais, porque indica que as toxinas estão aderindo à superfície. Se a tonalidade estiver clara, indica problemas em alguns dos órgãos que fazem parte do sistema respiratório. 


Agora que você já conhece alguns dos sintomas será mais fácil perceber qualquer tipo de alterações que por ventura possa ocorrer em seu organismo!

Veja também:


Cura de pimenta vermelha: 7 benefícios para a sua saúde que você não conhecia sobre este alimento picante

Lasanha de brócolis e ricota